Search
quinta-feira 19 outubro 2017
  • :
  • :

Brasão e Bandeira

A BANDEIRA MUNICIPAL:

 

Descrição Heráldica: A Bandeira Municipal de Cuparaque esquartelada em santor, com os quartéis de branco e as faixas oblíquas de goles, com um círculo no coração, tendo o Brasão de Armas Municipal aplicado no centro.

MOTIVOS DA ADOÇÃO DA BANDEIRA DE CUPARAQUE- MG

Imagem da onça:Representa a origem da cidade como os primeiros habitantes da região foram os índios da tribo dos Aimorés , atualmente denominados Krenak e também conhecidos como “Botocudos” como em Cuparaque, ao que tudo indica, não há resquícios dessa civilização. Como referência, ficou o nome do município que, tomado de empréstimo da linguagem indígena Krenak, significa onça pintada (cupa = onça, raqueque = pintada),

O BRASÃO DE ARMAS:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Descrição Heráldica:
Escudo Português, encimado pela Coroa Mural de oito torres, em argente. Em campo de argente, bordadura de goles, carregado de três besante de jalne, e no canto destro do chefe uma cruz trilobada, á sinistra uma estrela de blau. No coração um triângulo carregado de uma cabeça de onça, em ponta duas flechas de sable posta em aspa e encimadas por um canitar ao natural. Como suportes á destra um ramo de café e a sinistra haste de arroz, ambos ao natural; no listel de goles, inscrever-se a o topônimo identificador de sable, ladeado pelos milésimos 1948-1997.

RAMOS DE CAFÉ  e ARROZ: Representa economia do município sempre se concentrou na agropecuária, destacando a produção de arroz, café.